Ao se iniciar um novo negócio, muitos empreendedores não tratam a proteção da sua marca como prioridade. Por isso, essa ação é muitas vezes deixada de lado. Entretanto garantir a exclusividade do uso da sua marca é muito mais importante do que você imagina. Logo, você só terá essa exclusividade ao registrar marca.
Quando você registra sua marca, você está garantindo que somente você poderá fazer uso dela em frente aos clientes e fornecedores. Somente o seu negócio será associado a essa marca na percepção de seus clientes.
A SUA MARCA PROTEGIDA
Primeiramente, imagine a hipótese de você e um grande concorrente estarem usando a mesma marca, ou até mesmo marcas bem parecidas. Vamos considerar que esse seu concorrente cometa uma falha muito grave, a chance de sua empresa ficar também ligada a essa falha é muito grande. Logo você que preza tanto pela qualidade e pela satisfação dos seus clientes. Assim sendo, isso não seria nada justo. Certo?
Segundo, há também a hipótese de seu negócio estar indo muito bem, e concorrentes desleais aproveitarem dessa sua vantagem competitiva e quererem embarcar no sucesso do seu negócio.
Por essas e tantas outras a proteção da sua marca se faz tão necessário. Essa proteção só lhe é assegurado ao registrar marca de forma correta no órgão responsável.
No Brasil, esse órgão é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
PRINCIPAIS VANTAGENS AO REGISTRAR MARCA
Da mesma forma como já foi expresso acima, trazemos aqui outras vantagens que você obtém para o seu negócio ao registrar marca.
A marca como um ativo financeiro
Ao se registrar marca você se torna o proprietário legal. Assim sendo sua marca vira um ativo da sua empresa. Permitindo a você vender, alugar ou até mesmo licenciar sua marca.
A marca é seu meio de comunicação com o cliente
A marca é como seu negócio fala com seus cliente. Uma marca forte é o suficiente para consolidar seu negócio no mercado.
O registro é vitalício
A marca será eternamente sua. O registro tem validade de 10 anos, mas podendo, entretanto, ser renovado por igual período de forma vitalícia.
Engajamento dos funcionários
Uma marca forte, conhecida do público tem maior facilidade de conseguir o engajamento dos funcionários.
COMO REGISTRAR MARCA
Antes de mais nada, é necessário uma busca para garantir que a marca desejada já não se encontra registrada. Assim sendo, somente após essa análise se poderá dar inicio ao registro da Marca.
O processo de registro é um processo bastante burocrático, que eu trato de forma mais minuciosa no seguinte post: Está empreendendo? Saiba tudo sobre registrar marca. Vale a pena a leitura, nesse post nós apresentamos de forma bastante detalhada, todo o processo de registro da marca.
Logo, não deixe de baixar nosso e-book também – O MANUAL DEFINITIVO PARA REGISTRO DA SUA MARCA, clicando no LINK.
Espero que a leitura tenha lhe sido útil e bastante elucidativa.
Autor:
Rodrigo Magalhães, formado em engenharia de produção pela Uerj, com certificação em Gerenciamento de Projetos pelo PMI – Project Management Institute® e certificação em Inbound Marketing pela Resultados Digitais.