A cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar resulta em um procedimento com melhores resultados no pós-operatório. Também evita que a paciente se submeta a muitas cirurgias devido a ineficácia do procedimento com apenas um médico ginecologista, que não possui especialidade para retirar o endométrio dos demais órgãos. Entenda como funciona e o que fazer!
A endometriose é uma condição ginecológica comum que afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva.
Assim, ela se desenvolve quando um tecido semelhante ao encontrado no revestimento do útero está presente em outras partes do corpo, como o revestimento da pelve, dos ovários, do intestino e/ou da bexiga.
Desse modo, as mulheres diagnosticadas com endometriose profunda devem se submeter a uma cirurgia com vários especialistas.
No entanto, em quase todos os casos, não é essa a realidade. Em verdade, a cirurgia de endometriose acaba sendo realizada apenas com o médico ginecologista.
Endometriose atinge 10% das mulheres no Brasil
Planos de saúde devem se responsabilizar!
E por mais que o plano de saúde faça a cobertura desse tratamento cirúrgico e haja indicação para tal cirurgia, é sabido que apenas um médico não consegue atingir todas as áreas afetadas pelo endométrio.
Em primeiro lugar, por não ter conhecimento e prática para tratar de órgãos em que não se especializou.
E, segundo, porque a doença exige uma visão holística de todo o quadro clínico da paciente. Por isso, requer diferentes especialistas para que o tratamento seja bem sucedido e sem complicações.
Assim, devido ao nível de gravidade da doença e a coerência para o tratamento correto, esse procedimento cirúrgico deve ser feito com uma equipe médica multidisciplinar.
Então, a portadora de endometriose se submeterá a cirurgia de videolaparoscopia com uma equipe médica de cada região do corpo que foi afetada.
Desse modo, ela se restabelecerá em menos tempo, terá resultados melhores e uma qualidade de vida excepcional!
Cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar
A endometriose pode afetar todos os aspectos da vida da mulher, incluindo relações sexuais. Além disso, compromete as atividades sociais, o bem-estar emocional e a produtividade no trabalho.
Assim, acaba por interferir em muitas áreas de sua vida, sendo necessária uma abordagem séria e eficaz para tratá-la.
Além desse aspecto, a doença é dispendiosa, uma vez que há relatos e dados. Desse modo, mostra que os custos anuais de cuidados da saúde são mais do que o triplo que os das mulheres sem endometriose.
Apesar de exigir um custo de aproximadamente R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), a cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar não é apenas uma opção.
Sendo assim, ela é um fator determinante para a mulher retomar suas atividades normais. Além disso, há muitos benefícios oriundos desse procedimento.
Riscos da cirurgia sem equipe multidisciplinar!
Por outro lado, os riscos de uma cirurgia sem uma equipe competente para cada parte do organismo afetada podem ocasionar repetidas cirurgias. E, com isso, a torna desgastante, custosa e incômoda para a paciente.
Por mais que o plano de saúde conceda a cobertura da cirurgia com um ginecologista, a probabilidade de complicações é máxima, visto os relatos já registrados.
Assim, este foi o caso da Ana Cristina, que chegou a fazer 11 cirurgias de endometriose. Para ouvir o seu depoimento, clique aqui e confira detalhes!
No entanto, para evitar tais cirurgias constantes, muitas mulheres descobriram os benefícios de ter uma equipe particular cuidando e sendo responsável no tratamento de cada região afetada.
Por essa razão, a cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar é o ideal em todos os aspectos.
Cirgurgia de endometriose com equipe multidisciplinar – O que fazer?
Se você está com endometriose profunda e necessita se submeter a uma cirurgia com essa equipe particular, mas o seu plano de saúde não tem concedido a cobertura dos honorários médicos para tal procedimento, você pode fazer algo a respeito.
Uma maneira de obtê-la é, após a negativa de cobertura do plano de saúde e a inexistência de equipe multidisciplinar credenciada, entrar com uma ação judicial.
Com isso, fará com que possa ser atendida por profissionais capacitados. E também especializados em cada parte do órgão em que o endométrio está presente e precisa ser removido.
Garanta o seu direito!
Sendo assim, você deve acionar advogados especialistas em Direito da Saúde para a garantia de seus direitos.
E, dessa maneira, a cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar será concedida. E não só isso, haverá todos os recursos necessários custeados pela operadora de saúde.
Para ajudá-la em tal procedimento, entre em contato com a nossa equipe para esclarecer e obter mais informações. Assim, acesse aqui e preencha os campos para que seu atendimento seja o mais breve possível.
Caso queira saber dos seus direitos, acesse o nosso conteúdo Cirurgia de endometriose – Conheça os seus direitos!
Se desejar, deixe um comentário. E se conhece alguma mulher nessa mesma condição, então, compartilhe esse conteúdo. E, dessa maneira, ajude-a a vencer essa doença.
Advogada Isabella Meijueiro
OAB RJ 145.795 | OAB SP 364.379
Direito do Consumidor – Focada em Direito à Saúde