A cirurgia de endometriose é indicada para quem é diagnosticada com endometriose profunda. Desse modo, conheça seus direitos para realizar esse procedimento cirúrgico mediante uma equipe multidisciplinar a fim de eliminar forte cólica, infertilidade e outras dores debilitantes.

Aproximadamente 10% das mulheres brasileiras sofrem de endometriose, uma inflamação crônica surgida a partir do desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina.

Assim, o endométrio, tecido que reveste internamente o útero, começa a crescer fora do útero atingindo outros órgãos na mulher.

E um dos fatores que interfere para o surgimento dessa endometriose é a menstruação retrógrada.

Desse modo, quando a mulher se encontra no período menstrual, o sangue que deveria sair do útero em direção à vagina segue para o caminho das trompas de falópio e da cavidade pélvica.

Com isso, ela passa a sentir cólicas cada vez mais fortes e constantes, as quais prejudicam até as atividades normais do seu dia a dia.

cirurgia de endometriose
cirurgia de endometriose

Sintomas da doença endometriose

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dores abdominais intensas
  • Cólicas menstruais
  • Dor na relação sexual
  • Sangramento nas fezes
  • Dificuldade para engravidar
  • Necessidade frequente de urinar
  • Inchaço abdominal
  • Urina com sangue
  • Constipação
  • Níveis elevados de CA 125 (tipo de exame de sangue cujo objetivo é identificar se há presença de tumor, câncer de ovário ou útero, endometriose e outras condições)
  • E outros!

A endometriose pode ser uma doença silenciosa pelo motivo da mulher sentir cólica na menstruação, mas acreditar que seja normal.

Com isso, as complicações ficam mais graves ocasionando a necessidade de realizar uma cirurgia conhecida como videolaparoscopia.

Para os casos em que a endometriose é diagnosticada em sua fase inicial, o tratamento é feito com terapia hormonal. Nesse caso, a sua saúde é restabelecida.

Já nos casos mais graves, a cirurgia de endometriose feita com uma equipe multidisciplinar é essencial.

Até porque as outras partes do organismo como a bexiga e o intestino já foram prejudicados necessitando ter um médico especialista de cada órgão para o perfeito tratamento da doença.

Além disso, pode haver a necessidade da retirada do útero e ovário, o que é desgastante para a mulher, tanto fisicamente como emocionalmente.

E, por esse motivo, é recomendável ter um psicólogo acompanhando a paciente durante todo esse processo.

Portanto, ter uma equipe multidisciplinar, tais como ginecologista, urologista, nutricionista, proctologista, anestesista e outros – é fundamental para que a cirurgia de endometriose alcance sucesso em sua totalidade e ela não mais retorne com complicações.

Cirurgia de Endometriose – Quais os meus direitos?

A videolaparoscopia é a principal cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar após um diagnóstico preciso da doença.

E embora esse tratamento cirúrgico esteja incluído no plano de saúde, a operadora não dispõe dos profissionais habilitados e especializados em cada órgão afetado pelo endométrio.

Habitualmente, a cirurgia é realizada por um ginecologista. Porém, torna-se ineficaz pois sua competência se direciona apenas aos órgãos reprodutores femininos.

E como já é de conhecimento, a portadora de endometriose profunda necessita de médicos especialistas para cuidar das outras partes do organismo que foram afetadas.

Mas, será que o plano de saúde deve se responsabilizar pela cirurgia de endometriose com a equipe multidisciplinar ou a paciente precisa arcar com os custos fora do convênio? Quais são os direitos que ela tem quanto a essa cirurgia? Então, veja abaixo!

  • A cobertura da cirurgia de endometriose pelo plano de saúde deve abranger a equipe multidisciplinar, mesmo que esta não possua uma equipe credenciada
  • A operadora do plano de saúde precisa arcar com todos os custos que a doença exige, mesmo se não oferecer cobertura em alguns procedimentos. Assim, a empresa colabora para que a paciente tenha sucesso durante o tratamento
  • Deve receber toda a assistência médica de que precisa. Desse modo, a portadora de endometriose se sente mais segura e confiante
  • Se o médico não for credenciado pelo plano é de responsabilidade da operadora contratar a fim de que atenda a paciente. Até porque a equipe multidisciplinar é a recomendação precisa para que a doença seja tratada eficazmente

Para mais esclarecimentos, leia quais os seus direitos para a doença de endometriose e tire suas principais dúvidas!

Cirurgia de endometriose – Como proceder legalmente?

Para que você não seja prejudicada ao deixar de realizar essa cirurgia de endometriose mediante uma equipe multidisciplinar, saiba a seguir qual o procedimento legal.

Ao ser identificada com a necessidade da cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar e o plano de saúde negar de fazê-la ou até realizar, porém, com apenas o ginecologista, então, é preciso entrar com uma ação judicial.

Para isso, será preciso contratar um advogado especializado em Direito da Saúde e realizar o pedido de “tutela de urgência”.

Assim, ela é feita no processo a fim de que o juiz conceda, nesse caso, a cirurgia, antes de julgar se plano de saúde tem ou não a responsabilidade de custeá-la.

Caso o juiz identifique a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, ele concederá a tutela.

Com isso, o plano de saúde será obrigado a autorizar a cirurgia de endometriose com equipe multidisciplinar sob quaisquer circunstâncias.

Recentemente, a nossa equipe de advogados, conseguiu que o plano de saúde de uma de nossas clientes portadoras de endometriose operasse em poucos dias.

Assim, o juiz determinou que todas as despesas fossem custeadas pelo plano de saúde (honorários dos médicos e despesas necessárias).

Para ler na íntegra a decisão do juiz, clique Justiça determina que plano de saúde pague honorários médicos de equipe particular para cirurgia de endometriose

Caso esteja nessa mesma condição, então, você pode obter mais esclarecimentos ao clicar Contato. Portanto, saiba como proceder e quais os cuidados que deve ter para eliminar de vez essas dores e transtornos!

E, então? Esse conteúdo foi útil a você? Se gostou do que leu, comente e compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Outros artigos

Envie sua mensagem ou agende uma consultoria jurídica com nossos especialistas