Em alguns lugares do Mundo, como exemplo o Brasil, os empreendedores encontram um caminho dificultado. Altas taxas de cobrança, mercado instável e por muitas vezes, processos trabalhistas. Com tanta dificuldade encontrada, como diminuir gastos e problemas? Percebendo tantas dúvidas que pairam sobre o assunto, escrevemos esse artigo para elucidar alguns pontos e ajudar vocês nessa empreitada.
Muita gente me pergunta: “Como que uma assessoria jurídica pode aumentar meus ganhos?”. O olhar desconfiado muda, logo ao entender um pouco mais sobre assessoria jurídica especializada.
Mas chega de papo e vamos ao que interessa: Venha descobrir como diminuir seus gastos e problemas com uma assessoria jurídica para sua empresa!
Vamos lá!
Como trabalha uma assessoria jurídica
Primeiro, precisamos lhe explicar como funciona os serviços de assessoria jurídica.
Com assessores jurídicos especializados, sua empresa terá toda uma política de prevenção. Portanto, isso significa que todas as possibilidades de possíveis danos serão, para além de alertadas, ceifadas. Esqueça contratos sem bases jurídicas, problemas com CLT, ou até mesmo discordância jurídica entre sócios.
Todo o sistema de assessoria, serve também para alertar possíveis fraudes, evitar erros legislativos e até mesmo, orientar manobras legais para diminuição de taxas e prejuízos. Sem uma assessoria especializada, temos certeza, que sua empresa passará por maus momentos.
Por isso, indicamos que desde o momento de abertura da sua empresa, é necessário e de total importância de se ter um acompanhamento jurídico.
Quem de sua empresa, fará os contratos e processos jurídicos? Quem se antecipa a altas taxas ou até mesmo está alerta sobre as novas leis trabalhistas? De fato, precisamos de uma assessoria de alta confiança.
Formalização de sua empresa
Um dos grandes pontos, que se faz necessário a presença de uma equipe jurídica desde a abertura da sua empresa: Você e seus sócios precisam agitar toda a papelada de formalização de sua marca e empresa.
Muitos empreendedores, tomam o caminho de optar por fazer tudo sozinho, ou até mesmo pagar para um funcionário informal dar conta de tudo. Esqueça esse ato!
Quando uma pessoa que não tenha as especializações específicas para fazer um serviço, o prejuízo é algo evidente e às vezes, irreversível. Por isso, um erro na formalização de sua empresa, pode custar muito caro.
Leis específicas de seu nicho, alvarás, contratos, registro de marcas… Você não acha perigoso deixar tudo isso na mão de um profissional não especializado?
É óbvio que as chances dessa ação trazer maiores problemas futuramente, é gigante. Mais ainda, precisamos levar em conta a questão de que erros trazem custos que poderiam ter sido evitado.
O setor trabalhista e a sua assessoria jurídica
Com as novas leis trabalhistas, o que mais se está percebendo, são erros grotescos e consequências gravíssimas. Tornou-se evidente, ações e interpretações erradas sobre a nova CLT, por diversos setores responsáveis por contratações. Imagina os danos financeiros causados?
Portanto, será que uma empresa com uma forte assessoria jurídica especializada em empresas, passará por esses problemas? Não!
Para além disso, quem de sua empresa lida com as atualizações de leis e normas, voltadas às especificidades de seu segmento? A todo momento, são votadas leis e suas emendas, relativa a seu nicho de trabalho. É função da assessoria jurídica lhe passar as atualizações.
Diga você, somando-se as questões acima, o quanto de custos e problemas são possíveis ser evitados?
Contratos
Os contratos são feitos aos montes, seja em pequenas, médias ou grandes empresas. Quantos dos contratos de sua empresa passou na mão de uma advogado especializado? Por isso, é fundamental ter uma assessoria de confiança.
Muitas vezes, um único contrato mal redigido, pode levar uma empresa séria, as ruínas. É preciso total atenção na hora de redigir contratos. Deixar tudo muito bem especificado e dentro da Lei, é função de uma equipe especializada.
Cada vez que você acha estar poupando dinheiro, deixando a produção de contratos para pessoas não preparadas, é um tiro no escuro, que futuramente pode acertar sua própria empresa.
Portanto, ter uma assessoria jurídica é evitar problemas contratuais e poupar gastos referentes a esse tipo de erro.
Processos jurídicos
Tudo que todo empreendedor que se preze quer, é distância de processos jurídicos. Não faz bem às finanças, é péssimo para a imagem de seus negócios e ainda gera uma tremenda esquentação de cabeça.
Portanto, como o nosso bate-papo de hoje é sobre “evitar problemas e diminuir gastos”, fica a nossa grande dica: Não contrate um advogado apenas quando a corda estiver no pescoço.
Muitas vezes, costumamos acionar um advogado quando somos intimados a alguma ação jurídica. O grande problema dessa ação, fica por vezes, de o problema já está em um ponto irreversível. Mas ainda, os altos custos gerados pela contratação de um advogado somente para “uma única ação jurídica”, fica bem mais caro do que ter uma assessoria jurídica.
Vale lembrar, que não só vale contratar uma equipe jurídica para sua empresa pelos gastos com ações, mas também para evitar que essas ações ocorra. Levando em conta a política preventiva citada mais anteriormente.
Segurança jurídica nas tomadas de ações
Claro que toda tomada de ação de sua empresa, é baseada em estudos sérios. Mas quais dessas ações, você tem uma assessoria jurídica?
Seja contratar uma nova fornecedora, abrir sociedade ou fazer parcerias. Quando se toma essas ações, tendo base e orientação jurídica, a segurança é bem maior. Chega a um certo ponto de crescimento, que sua empresa não poderá deixar erros em aberto. Qualquer ação mal feita ou sem orientação jurídica, pode causar sérios danos.
Portanto, quer algo mais rentável do que ter base e apoio jurídico para escolher os caminhos a se trilhar, com sua empresa? Difícil.
Redução de custos e gastos
Como vocês puderam ler, todos os tópicos acima, nada mais é do que a diminuição de custos, gastos e problemas. A política de prevenção, usada por assessores jurídicos, de fato gera uma proporção notável de maiores lucros e menores problemas.
Logo, quando se tem uma forte equipe de assessoria jurídica voltada para sua empresa, temos certeza que em pouco tempo aumentará o faturamento e se diminuirá os problemas advindo da área legislativa.
Por fim, ficou evidente a necessidade de se ter uma assessoria jurídica de qualidade. Abra sua empresa por meios legais, isso o dará uma base. Evite problemas com ações trabalhistas, esteja ligado a nova CLT e atualizações de Leis sobre seu nicho. Mas ainda, use contratos avaliados por um advogado. No mais, não esqueça que uma boa assessoria aumentará os lucros de sua empresa e diminuirá os problemas.
Quer conhecer uma assessoria jurídica de nossa confiança e com grande qualidade? Vem com a gente!