Você sabe como registrar Marca no INPI?

A IMPORTÂNCIA DE REGISTRAR MARCA

Quando você idealizou o sonho de ser dono do seu próprio negócio, um passo tão importante quanto à definição dos serviços prestados ou produtos vendidos para o seu cliente, é a definição do nome da sua marca. Tarefa árdua, uma vez que este nome precisa traduzir a identidade do seu negócio.

A Marca é o DNA de uma empresa, sua impressão digital. Segundo a definição da American Marketing Association (AMA), “marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los dos da concorrência”, sendo assim ela deve ser ÚNICA.

Consequentemente, você precisa registrá-la para garantir a exclusividade sobre essa marca. Saiba mais clicando AQUI.

Apesar disso, ainda hoje, muitos empreendedores ignoram a necessidade de registrar marca, mesmo já atuando no mercado há vários anos. Alguns acreditam que apenas o registro na Junta Comercial ou o registro do domínio [.com.br] vai lhe garantir o uso da marca.

Infelizmente a realidade é diferente.

Então, preste atenção: se você possui um domínio na internet com o nome da sua marca, mas ainda não possui o registro da marca no INPI, caso outra pessoa ou empresa registre a mesma marca, mesmo tendo criado posteriormente ou até mesmo sendo uma cópia da sua empresa, ela terá o direito de derrubar o seu domínio.

No Brasil, o órgão responsável por fazer o registro da Marca é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Somente com o registro no INPI o uso está protegido.

No texto abaixo, nós lhe daremos um panorama geral do passo a passo de como registrar Marca.

O PASSO A PASSO DE COMO REGISTRAR MARCA

Abaixo, vamos demostrar de uma forma bem resumida, todo o passo a passo necessário para você obter o registro da marca e garantir legalmente o uso dela. As fases descritas abaixo foram extraídas diretamente do site do INPI.

  1. Cadastro no INPI. Em primeiro lugar é preciso ter um registro no INPI. É necessário entrar no site do INPI e criar esse registro.
  2. Busca por marcas já registradas. É fundamental saber se a marcar pretendida já não se encontra registrada.
  3. Imagem da Marca. Confeccionar o Logotipo da sua Marca. Só após a confirmação de que a marca pretendida ainda não foi registrada que você deve gastar tempo e esforço pra criar a Imagem da sua Marca.
  4. Conhecimento das Normas. É necessário conhecer as proibições legais constantes no Art.124 da Lei da Propriedade Intelectual. Apelidos ou nomes artísticos conhecidos, por exemplo, são vetados de serem registrados como Marca.
  5. Enquadramento da Marca. Verificar em qual tipo de Marca, e lista de Produtos e Serviços a sua marca se enquadra no INPI. Atualmente, há 45 classes, cada classe com um grande número de itens.
  6. Emissão e Pagamento do Boleto. No site do INPI, emitir o boleto e realizar o pagamento.
  7. Realização do Registro. Realizar o registro da sua marca, preenchendo o formulário e anexando todos os documentos necessários.
  8. Envio do Pedido de Registro. Enviar o pedido de registro e guardar o comprovante para fazer o acompanhamento.
  9. Acompanhe o seu pedido. Finalmente, fazer o acompanhamento até o deferimento do seu pedido.

REGISTRAR MARCA PARA SUA MAIOR SEGURANÇA

Após a análise do seu pedido pela INPI (essa fase leva, aproximadamente, dois anos e meio para conclusão) é emitido o Certificado de Registro da Marca, esse certificado tem validade de 10 (dez) anos, mas podendo ser renovado pelo mesmo período, enquanto houver interesse.

Porque como vocês podem ver é um processo um tanto quanto burocrático e lento, mas que lhe garante inúmeros benefícios.

Embora demorado, o investimento é relativamente baixo, principalmente quando comparado a um eventual processo judicial e principalmente, o risco de ter que mudar o nome da sua empresa após anos de funcionamento, pelo fato de não ter realizado o registro de sua marca.

Uma dica para os empresários: Não se apavore e não gaste tempo realizando esta atividade por conta própria.

Dessa forma, foque nas atividades principais do seu negócio e deixe o registro da marca para uma empresa especializada, que acompanhará todo o processo de deferimento pelo INPI e atuará ativamente contra qualquer empresa que queira criar oficialmente uma marca.

Acima de tudo, fique seguro quanto ao uso da sua Marca.

Não seja um amador, obtenha a proteção da sua marca e de seu negócio clicando AQUI.

Autor:

Rodrigo Magalhães, formado em engenharia de produção pela Uerj, com certificação em Gerenciamento de Projetos pelo PMI – Project Management Institute® e certificação em Inbound Marketing pela Resultados Digitais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Outros artigos

Envie sua mensagem ou agende uma consultoria jurídica com nossos especialistas