Por ser uma doença silenciosa com sintomas normais na mulher em seu período menstrual, a endometriose necessita de exames e remédios específicos em seu tratamento.

Por isso, é imprescindível que o plano de saúde atenda a portadora satisfatoriamente, desde o início até o fim. Então, saiba aqui como o plano de saúde pode ajudar nos procedimentos a serem realizados!

A luta da portadora de endometriose para receber os cuidados que precisa é bem exaustiva. E, talvez, você esteja nessa condição desconfortante ou conhece uma amiga ou familiar que está na batalha para ter um tratamento de qualidade e seguro.

Planos de saúde X Endometriose

Infelizmente, os planos de saúde no Brasil possuem restrições nesse tratamento, principalmente na área cirúrgica. Sendo assim, muitos deles fornecem consulta, exames, remédios e até a cirurgia com o ginecologista, porém, para ser efetiva, a exigência é bem mais ampla.

Isso é importante porque a endometriose é uma doença que gera muito incômodo à portadora. Então, em muitas situações, deixa a mulher impossibilitada de realizar as suas atividades cotidianas normais.

Além disso, as dores se tornam intensas e constantes, há inclusive aparecimento de inflamações em algumas regiões do seu corpo.

E ainda há casos mais graves, como a endometriose profunda, que pode tornar a mulher infértil se não for tratada a tempo e da maneira correta.

Consequentemente, nesse estágio o tratamento é diferenciado, pois há a necessidade de cirurgia com diferentes especialistas a fim de que o procedimento e a recuperação sejam bem sucedidos.

Apesar da endometriose não ter cura, a portadora pode obter um tratamento para alívio de sintomas. Além disso, a mulher pode ter uma melhor qualidade de vida e, para isso, precisa receber os cuidados adequados de acordo com o grau de sua doença.

Enfim, é fundamental que ela faça os exames e utilize os remédios indicados para o seu problema. Mas a pergunta é: Será que o plano de saúde pode ajudar? Como você pode se beneficiar de todos os procedimentos requeridos para o tratamento da doença?

Para entender melhor, leia abaixo algumas recomendações!

endometriose exames e remédios
endometriose exames e remédios

Exames e remédios para endometriose: o plano de saúde pode ajudar?

Ao ser diagnosticada com a endometriose, é importante que o plano de saúde dê suporte em todos os procedimentos. Normalmente, os exames e remédios são fornecidos, porém, com algumas restrições.

No entanto, a operadora precisa estar à disposição das pacientes para atendê-las sob qualquer circunstância que surja, uma vez que esta possui cobertura para tratar tal doença.

Sendo assim, os exames e remédios que, normalmente, devem ser fornecidos pelo plano de saúde são estes:

  • Medicamento Zoladex;
  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografia endovaginal;
  • Exame de sangue, conhecido como CA-125 (indicado para detectar tumor, câncer, etc.);
  • Exame ginecológico-clínico;
  • Biópsia;
  • Procedimento cirúrgico por videolaparoscopia;
  • Exames laboratoriais e de imagem;
  • Dentre outros, de acordo com a recomendação médica para o estágio/grau em que cada portadora da doença se encontra.

Agora, é importante destacar que cada procedimento tem um custo, sendo alguns mais altos e outros mais baixos. Por essa razão, o plano de saúde precisa fornecer toda a assistência médica e hospitalar a fim de que a paciente tenha uma melhor recuperação e qualidade de vida.

Cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar – Como o plano pode ajudar?

Quando a portadora aciona o plano de saúde com a necessidade de uma cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar, ele deve obrigatoriamente fornecer toda a assistência dos médicos de cada órgão afetado.

Assim, deverá haver a assistência do ginecologista, enfermeiro, psicólogo, anestesista, cirurgião geral, proctologista, urologista e demais especialistas, conforme o caso. No entanto, não é o que acontece.

Diante disso, a operadora do plano alega não possuir dentre seus médicos credenciados uma equipe qualificada para tal cirurgia, indicando apenas um médico de ginecologia, indicando-o para realizar sozinho a cirurgia de endometriose. E, então, a portadora a faz seguindo a orientação que lhe foi dada.

O que ela não imagina é que a cirurgia se torna um risco, já que o grau da doença requer especialistas de cada órgão que foi prejudicado. E, desse modo, ela acaba por passar por várias cirurgias sem sucesso, causando um desgaste não apenas físico, mas também emocional.

Como proceder diante da negação do plano de saúde?

Ao ser surpreendida com a negativa do plano de saúde para os procedimentos a serem feitos, basta apenas entrar com um processo judicial. Para isso, deverá procurar um advogado especialista em Direito da Saúde a fim de ser orientada quanto ao procedimento correto.

Em suma, o advogado entrará com uma ação judicial, com pedido de liminar para que seja autorizada a realização da cirurgia com equipe multidisciplinar à custa do plano de saúde.

Mediante isso, embora você tenha tido despesas pagas por conta própria, ainda assim será possível que seja ressarcido todos os gastos pelo plano de saúde!

Por isso, é fundamental que guarde todos os exames e remédios que fez além dos recibos pagos para comprovação ser efetiva.

Por fim, caso esteja nessa situação e pretende saber de mais informações, então, clique em Contato e nos envie uma mensagem. Assim que for possível, você receberá instruções de como proceder para obter um tratamento eficaz e seguro!

Se desejar, comente e compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Outros artigos

Envie sua mensagem ou agende uma consultoria jurídica com nossos especialistas