A infertilidade feminina é uma doença tratável. Assim, ela acomete mulheres por diversas causas e, quando diagnosticada, passa por um tratamento adequado. No entanto, tanto o SUS – Sistema Único de Saúde quanto os planos de saúde se silenciam diante desse direito.
Desse modo, elas ficam sem assistência médica justamente pela pouca ou falta de informação correta.
Além disso, muitos profissionais de saúde e os veículos de comunicação não abordam esse assunto, pois afirmam ser um tabu em pleno século XXI.
E diante dessa situação difícil de não conseguirem engravidar, elas se sentem deprimidas, frustradas e até desistem de serem mães. Porém, é preciso dar a elas esse direito mediante uma orientação justa, correta e jurídica.
Há dois conteúdos publicados em nosso blog ao quais abordam esse assunto. Por isso, clique em O Direito de ser mãe e A infertilidade feminina e o adiamento da gravidez, leia e tire as suas conclusões.
Resumidamente, existem algumas causas que geram a infertilidade e há tratamento específico, dependendo do quadro clínico.
Logo, um médico especialista pode acompanhar a paciente, realizar exames distintos e orientar para um tratamento bem sucedido. E, ao final, essas mulheres poderão realizar o desejo de terem filhos.
O que pode causar a infertilidade feminina?
Aqui você encontrará informações sobre o que pode causar a infertilidade feminina e, mais adiante, alguns possíveis tratamentos. Por isso, leia e continue conosco!
1 – Não ovulação
- É a principal causa ao ocorrer em, pelo menos, 40% das mulheres que apresentam infertilidade feminina
- São diagnosticadas com SOP – Síndrome dos ovários policísticos
- Número baixo de óvulos nos ovários por conta do envelhecimento
- Distúrbios endócrinos como, por exemplo, tireóide ou hipotálamo, pois afetam a produção normal dos hormônios no corpo
2 – Problemas no ciclo menstrual
- Ciclo menstrual é o processo pelo qual o corpo feminino se prepara para a gravidez. E se apresentar problemas, isso pode levar a infertilidade, em qualquer uma de suas fases
- Ciclos menstruais irregulares são ciclos que apresentam períodos mais curtos ou mais longos fora do normal. Então, se estiver com esse quadro, procure ajuda médica
- Se apresentar sangramento menstrual prolongado (excedendo 8 dias de duração regularmente), ele pode ser um sinal de que algo não está bem
3 – Problemas estruturais no sistema reprodutivo
- Envolve a presença de tecido anormal nas trompas de falópio ou no útero
- A endometriose pode ocasionar esse problema estrutural, pois quando o tecido que, normalmente, reveste o interior do útero é encontrado em outros locais. Como, por exemplo, faz o bloqueio nas trompas de falópio
- A presença de miomas uterinos
- Útero com formato incomum
- Cicatrizes no útero por lesões, infecções ou cirurgias anteriores
4 – Endometriose
- A endometriose é uma doença crônica que acomete muitas mulheres e pode levar a infertilidade se não for tratada. Assim sendo, ela acontece quando as células que, normalmente, revestem a cavidade uterina, chamada de endométrio, são encontradas fora do útero
- Pesquisas mostram a relação entre a endometriose e a infertilidade feminina
- Estudos mostram que entre 25% e 50% das mulheres inférteis têm endometriose. Também entre 30% e 40% das mulheres com endometriose tem infertilidade
Além dessas 4 causas, outras podem causar a infertilidade feminina:
- SOP – Síndrome do Ovário Policístico
- POI – Insuficiência de Ovário Primário
- Distúrbios autoimunes
- Infecções
- O óvulo não amadurece adequadamente
- E outras
Para mais informações, clique aqui e confira!
Tratamento para a infertilidade feminina
A infertilidade é uma doença que atinge cerca de 15% no mundo todo. E só pode ser tratado mediante aconselhamento médico de forma criteriosa.
Alguns métodos podem ser aplicados pelos médicos para o tratamento da infertilidade feminina. Somente o especialista pode realizar o melhor método de tratar, de acordo com a situação.
Assim, eis abaixo os procedimentos comumente a serem feitos para o devido tratamento:
- Laparoscopia
- Histeroscopia
- Medicação
- Inseminação intrauterina
- FIC – Fertilização in vitro
- ICSI – Injeção intracitoplasmática de esperma
- Indução da ovulação
- Transferência intratubária de gametas
- E outros a depender da situação da mulher com infertilidade
E se você foi acometida dessa doença, mas não recebeu apoio do SUS ou plano de saúde para o seu devido tratamento, saiba que é possível recorrer judicialmente.
Caso queira mais informações, fale com a nossa equipe! Para isso, envie uma mensagem aqui e nos conte a respeito. Se quiser, comente e compartilhe essas informações!
Advogada Isabella Meijueiro
OAB RJ 145.795 | OAB SP 364.379
Direito do Consumidor – Focada em Direito à Saúde