A paciente diagnosticada com endometriose profunda deve se submeter ao tratamento cirúrgico com especialistas de cada região afetada. Saiba como o seu plano de saúde pode e deve ajudar na cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar recebendo todos os cuidados médicos que essa doença exige!
A endometriose é uma doença que atinge cerca de 10% das mulheres entre 15 a 44 anos.
Assim, ela ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, se desloca para outras partes dos órgãos da mulher.
Com isso, pode afetar a bexiga, o intestino, os ovários e outros locais do seu organismo.
Alguns especialistas na área preveem que a sua causa seja oriunda da genética, de alguma toxina ambiental ou o consumo de carne vermelha, mas ainda é imprecisa tal afirmação.
Ainda não há uma causa definida, então, é necessário estudos, pesquisas e experimentos para comprovar o porquê do seu surgimento.
A doença de endometriose
Quando a mulher é portadora de endometriose, ela sente forte dor, principalmente, na região pélvica.
Também é possível que ela sinta um desconforto gastrointestinal, sangramento anormal e, com o passar do tempo, há a possibilidade de provocar infertilidade.
Em muitas ocasiões, a mulher com dores intensas e constantes, em seu período menstrual, não procura ajuda médica, pois pensa ser normal, habitual.
Desse modo, ela se automedica para aliviar a dor e, por breve momento, até passa. Mas, a dor volta e chega a ser insuportável afetando, inclusive, as atividades do seu dia a dia. Nesse estágio, ela busca auxílio médico, pois já não aguenta tanto sofrimento.
Quando a endometriose chega a um nível mais grave, isto é, ao receber o diagnóstico de endometriose profunda, é imprescindível que faça a cirurgia chamada de laporoscopia ou vídeolaporoscopia com equipe multidisciplinar.
No entanto, para tal procedimento cirúrgico existe um impasse, pois os planos de saúde até fornecem a cobertura, porém, não com uma equipe multidisciplinar credenciada.
Assim, ela é feita apenas com o médico especialista em ginecologia, o que não é suficiente para o tratamento ser eficaz.
Por isso, saiba a seguir como o seu plano de saúde pode e deve ajudar na cirurgia de endometriose com uma equipe multidisciplinar a fim de receber cuidados especializados e evitar transtornos.
Cirurgia de endometriose – Como o plano de saúde pode e deve ajudar?
A cirurgia de endometriose exige complexidade e, por isso, ela deve ser realizada com uma equipe multidisciplinar. Até porque a doença afeta outros órgãos da mulher como, por exemplo, o intestino, o ovário, a bexiga.
Então, a abordagem do médico ginecologista já não é o bastante. É necessário que haja uma equipe médica multidisciplinar – urologista, proctologista, coloproctologista, ginecologista, cirurgião geral, anestesista, enfermeiro etc – a fim de realizar os procedimentos em cada região, especificamente.
Assim, por ser de extrema necessidade a presença as vários especialistas, o plano de saúde pode negar tal cirurgia com a equipe multidisciplinar, o que causa transtorno para a paciente que, muitas vezes, precisa de um atendimento emergencial.
Você já imaginou sentir tanta dor e não poder usar o seu plano de saúde para realizar tal cirurgia? Dessa maneira, é uma situação desconfortante e extremamente incômoda, não é mesmo?
Mas, a boa notícia é que há uma medida a ser tomada quanto a essa situação e que tem embasamento legal.
Por isso, se você precisa realizar a cirurgia de endometriose com a equipe multidisciplinar, mas o plano de saúde não possui equipe credenciada e não quer custear tal procedimento cirúrgico com equipe particular, então, pode-se recorrer de uma ação judicial.
E, então, ao realizar os processos legais, o plano de saúde pode e deve arcar com todos os custos exigidos da cirurgia de endometriose com essa equipe multidisciplinar.
Para conhecer como funciona esse procedimento, leia o nosso conteúdo Como são as ações contra planos de saúde e tire as suas principais dúvidas.
Justiça determina equipe particular para a cirurgia
Um caso recente ocorreu em nosso escritório em que a paciente ganhou uma causa na justiça recebendo toda a assistência médica.
Assim, entenda melhor como tudo aconteceu ao clicar em Justiça determina que plano de saúde pague honorários médicos de equipe particular para cirurgia de endometriose.
Para isso, procure um advogado habilitado em direito da saúde a fim de orientá-la quanto ao que fazer. Até porque ele é o profissional mais indicado para resolver com eficácia esse problema!
Desse modo, a equipe Meijueiro Advogados Associados pode ajudá-la realizando todos os processos a serem apresentados na justiça. Além disso, a equipe fornece apoio durante todo o período que necessitar.
Caso queira mais esclarecimentos, acesse o nosso formulário ao clicar em Contato, preencha os campos solicitados e aguarde o retorno em breve.
Advogada Isabella Meijueiro
OAB RJ 145.795 | OAB SP 364.379
Direito do Consumidor – Focada em Direito à Saúde